Há mais de 40 anos, fazendo parte da vida de muitas famílias de São José dos Campos e região e, por isso, aliamos toda a experiência da Maternidade Policlin com o que há de mais moderno em recursos tecnológicos, sendo referência em gestação de alta complexidade.
Temos uma equipe especializada, com profissionais totalmente dedicados a cuidar da família e do novo bebê.
Possuímos em nossa Unidade de Emergência Integrada uma equipe médica preparada para atendimentos emergenciais 24 horas, com profissionais altamente qualificados para este tipo de atendimento.
A qualidade da nossa equipe, aliada ao atendimento humanizado e especializado, tecnologia e constantes investimentos garantem segurança e conforto para os nossos pacientes.
Av. Dr. Ademar de Barros, 530 - Vila Ady'Anna, São José dos Campos - SPO Hospital Maternidade e UTI Neonatal é um espaço dedicado ao acolhimento e cuidado de gestantes, mães e recém-nascidos. Com uma equipe multidisciplinar altamente capacitada, oferecemos acompanhamento pré-natal, parto humanizado e pós-parto, garantindo o bem-estar da mãe e do bebê.
R. Santa Clara, 279 - Vila Adyana, São José dos Campos - SPOs quartos são equipados com ar condicionado, TV a Cabo, telefone e uma central de chamadas viva-voz para facilitar e agilizar a assistência de enfermagem, onde as gestantes recebem todos os cuidados, desde de a sua chegada até sua alta.
As acomodações são disponibilizadas conforme o padrão definido pelo convênio do paciente.
Puérperas, menores de 18 anos e pessoas acima de 60 anos: 1 acompanhante, de preferência integralmente e que não seja do grupo de risco* e que não esteja com sinais e sintomas gripais.
* Grupo de risco: crianças, portadores de comorbidades, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, imunossuprimidos, entre outros.
Nossa UTI Neonatal é equipada com tecnologia de ponta e ambientes acolhedores, proporcionando suporte intensivo para recém-nascidos prematuros ou com complicações. Aqui, priorizamos a saúde, segurança e conforto, promovendo um início de vida saudável e cheio de carinho.
Os pais poderão permanecer na UTI das 09h às 21h. É permitido um acompanhante dentro da UTI (podendo ser revezado entre os pais).
Visita dos pais: 10h às 10h30 / 16h às 16h30 / 20h às 20h30.
Aos sábados das 15h30 às 16h, será liberado a visita de 04 (quatro) pessoas especiais, que deverão ser agendadas pelos pais com a equipe de enfermagem da UTI Neo. Crianças são permitidas acima de 04 (quatro) anos. Não é permitido tocar no bebê, nem transitar pela UTI.
Para visitas religiosas é necessário comunicar a enfermeira responsável, autorização prévia da família e apresentação da credencial na portaria.
É o sistema hospitalar em que o recém-nascido sadio, logo após o nascimento, permanece com a mãe por 24 horas.
Após o nascimento, o bebê recebe os primeiros cuidados do pediatra ainda dentro do centro obstétrico, onde serão realizados todos os cuidados necessários. Após, o bebê será encaminhado até a sala obstétrica, onde permanecerá junto com a mãe durante o tempo todo.
Se o pediatra orientar quanto a necessidade do bebê permanecer em berço aquecido, o mesmo ficará junto com o acompanhante, conforme definido pela mãe.
O bebê sai do centro obstétrico junto com a mãe e o acompanhante. O primeiro banho é planejado com a família, geralmente 6 (seis) horas após o nascimento ou conforme orientação do pediatra.
Todos os dias o bebê é avaliado pelo pediatra no quarto na presença dos responsáveis, esclarecendo as dúvidas e passando informações sobre as condições de saúde da criança. Durante o período de internação, são realizados os exames mais importantes como: teste do olhinho, teste da orelhinha, teste do coraçãozinho, teste da linguinha, outros exames laboratoriais necessários e também as primeiras vacinas.
A enfermagem realiza juntamente com os responsáveis os cuidados com o bebê, como troca de fraldas, banho, curativo do coto umbilical e orientações para a segurança e continuidade destes cuidados após a alta; tudo para que gradativamente os responsáveis se sintam seguros no cuidado com seu filho após a alta hospitalar.
Jejum de 12h (doze horas), incluíndo líquidos, ou conforme orientação médica
Chegar com 3 horas de antecedência. Para parto, chegar 4 horas antes.
Documentos obrigatórios:
- Exames pré-operatórios (ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia, raio-x)
- RG, CPF e Cartão do SUS do paciente e/ou responsável
- Carteirinha do convênio
- Cartão Pré-Natal (para parto)
Artigos de uso pessoal
- Medicamentos de uso regular, junto a receita médica.
- Objetos de uso pessoal, toalha de banho, pijama e chinelo.
Recomendamos que internados e acompanhantes não tragam objetos como jóias, relógios, aparelhos eletrônico, dinheiro, aliança, celular, bem como outros itens de valores. O hospital não se responsabiliza pela guarda dos pertences pessoais.
Pacientes: retirar unhas postiças, cílios postiços e apliques de cabelo (mega hair).
Uma das comodidades oferecidas pelo Hospital e Maternidade Policlin é a vacinação do bebê contra Hepatite B (1ª dose) e BCG (contra tuberculose) durante o período de internação, sendo as próximas vacinas com dois meses na UBS – Unidade Básica de Saúde ou particular. Este serviço de prevenção garante maior segurança e tranquilidade aos pais e é realizado em nossas unidades pelos nossos próprios colaboradores com uma parceria da Vigilância Epidemiológica.
O Hospital e Maternidade Policlin não se responsabiliza pelas faltas de vacinas quando não fornecidas pela Vigilância Sanitária.
Este projeto proporciona um contato mais próximo entre a mãe e o bebê prematuro, durante o período em que a criança permanece internada no Hospital.
Logo após o nascimento do prematuro, a mãe é orientada a participar do projeto .
O bebê fica na UTI, adquirindo peso e, a mãe passa a manter um contato direto com a criança todos os dias no período de 30 minutos a 1 hora, até que receba alta médica e possa ser levado para casa.
A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso ligeiramente vestido na posição vertical contra o peito do adulto.
A escolha do nome do bebê é um momento muito especial.
Conheça algumas sugestões de nomes e seus significados clicando aqui!
- Toalha de banho, rosto e pé.
- Objetos e produtos de higiene pessoal.
- Absorvente higiênico para fluxo aumentado geriátrico / noturno
- Camisola ou pijama - abertura na frente para facilitar a amamentação (2 unidades).
- Roupão ou Hobby.
- Fralda descartável tamanho RN ou P (2 pacotes).
- Conjunto de Body (6 unidades).
- Calça com pé ou sem pé (6 unidades).
- Macacão comprido (6 unidades).
- Meia (3 pares).
- Manta (1 unidade).
- Cobertor (1 unidade).
- Fralda de pano ou vira manta (2 unidades).
- Toalha fralda (2 unidades).
- Pente fino e escova para cabelo.
- Tesourinha de unha.
O bebê recém-nascido possui a pele muito delicada, que requer atenção e cuidados. Para isso, procure sempre observar a pele da criança a fim de identificar possíveis alterações por causa do sol. Procure protegê-lo e limitar o tempo de exposição. Os horários recomendados para o banho de sol é antes das 10h e depois das 16h. Não passe nada na pele até os seis meses de idade.
Um recém-nascido dorme em média de 20h por dia em seus primeiros dias de vida. Esse período se reduz lentamente com o passar dos meses, portanto, é importante que ele durma sempre em um ambiente calmo, de pouca luminosidade, silencioso e aconchegante. Em média, os bebês têm cerca de oito períodos de sono por dia. Alguns podem durar de 2 a 4 horas.
A amamentação é uma experiência muito gratificante para a mãe e para o bebê, trazendo benefícios para a saúde física e mental de ambos. O leite materno é um alimento vivo, adaptável às necessidades fisiológicas e imunitárias do bebê, em cada momento da sua vida.
Esse exame tem como objetivo verificar a presença ou ausência do reflexo vermelho nos olhos do recém-nascido e é realizado pelo pediatra até o dia da alta hospitalar. Quando o resultado é duvidoso ou ausente, a criança deverá ser encaminhada para o oftalmologista para a realização do exame fundo de olho.
Sua principal vantagem é a detecção precoce de 10 tipos de doenças, prevenindo problema de gravidade para o recém-nascido. O exame, realizado após a coleta de algumas gotas de sangue do calcanhar do bebê.
É recomendado que seja realizado por volta do 5º dia de vida do bebê. Sendo o casal, então, orientado pelo pediatra em como realizar esse exame.
É realizado no 2º ou 3º dia de vida do bebê. O objetivo é detectar precocemente alterações auditivas que a criança possa apresentar.
É um exame simples, indolor e não invasivo. É utilizado para monitorar o nível de oxigênio no sangue do bebê. Quando os níveis de oxigênio forem alterados, pode indicar a possibilidade de haver alterações no coração (possível cardiopatia congênita). Neste caso, o bebê passará por outras avaliações e exames com o cardiologista.
Com este teste é possível verificar se o frênulo lingual limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar.
O plano de parto hospitalar permite registrar tudo o que você considera importante da Assistência Médica e em relação ao parto e aos cuidados com o recém-nascido durante e após o parto.
É importante que você preencha este formulário em concordância com o(a) médico(a) responsável pelo seu pré-natal, evitando dúvidas.
O Hospital e Maternidade Policlin - SJC, disponibiliza um modelo para auxiliar a gestante no registro de suas preferências.
Gentileza preencher este formulário com 30 dias de antecedência ao parto.
Após o preenchimento, o Hospital e Maternidade Policlin entrará em contato por telefone através do número informado no formulário, para validação do plano de parto.
Clique aqui! para preencher o formulário do Plano de Parto
(12) 3797-9000 - Atendimento 24h
Av. Dr. Ademar de Barros, 530 - Vila Ady'Anna, São José dos Campos - SP, 12245-011